Quais os tipos de prótese de silicone disponíveis no mercado?

Conheça melhor os tipos de implantes mamários que existem

 

Escolher entre os tipos de prótese de silicone disponíveis é o primeiro passo para quem sonha em ter seios maiores ou mais simétricos. Entretanto, diante das inúmeras possibilidades, optar pelo produto que melhor se adequa ao seu desejo pode ser uma tarefa difícil.

 

Além de decidir o tamanho e o formato da prótese, é importantíssimo escolher um profissional qualificado e com uma boa experiência. É claro que o cirurgião pode e deve te ajudar nessa escolha, afinal, ele é o especialista. Mas, que tal conhecer um pouco mais sobre as opções e tipos de implante mamário existentes no mercado?

 

Principais tipos de prótese de silicone

 

Escolher a prótese certa é fundamental para um resultado satisfatório, seja para casos de aumento, reconstrução mamária ou outros. Com o avanço das cirurgias plásticas nos últimos anos, o mercado oferece uma infinidade de tipos de implantes mamários. São diferentes tamanhos, formatos, perfis… Por isso, hoje eu te convido a entender melhor o assunto.

 

Formato das próteses

 

Primeiramente, vamos entender sobre os tipos e a importância do formato do implante mamário. O formato da prótese define a altura que a mama terá em relação ao tórax depois do procedimento. Existem 3 formatos principais: redonda, em gota e cônica. Eu explico sobre cada uma delas a seguir.

 

1.   Prótese redonda

 

A prótese de silicone redonda é a mais usada entre o público feminino brasileiro. Certamente essa preferência se deve às características desse formato, dado que ele apresenta um preenchimento mais uniforme e distribui o silicone igualmente, em toda a área da mama. Além disso, deixa os seios com um aspecto bastante natural.

 

  1. Prótese em gota ou anatômica

 

Uma prótese de silicone em gota ou anatômica é aquela que tem na base a maior concentração do seu volume. Outro aspecto importante é seu formato, muito semelhante ao desenho natural do seio. Contudo, vale ressaltar que ela é raramente utilizada para aumentar o tamanho das mamas, mas sim para a reconstrução mamária de mulheres que tiveram câncer. Ela não deixa o colo marcado e proporciona um resultado muito natural.

 

  1. Prótese cônica

 

Essa prótese tem a base menor e, quando comparada com as duas anteriores, é possível perceber que ela é mais “pontuda”. Quem opta pela prótese de silicone cônica ficará com os seios mais projetados para frente. Todavia, ela não marca muito o colo nem aumenta o volume nas laterais. É uma excelente escolha para quem tem um pouco de flacidez na região.

 

Agora, vamos entender o perfil da prótese de silicone

 

De modo a te ajudar a entender qual o melhor implante para o seu caso, vamos falar um pouco sobre o perfil (ou projeção) da prótese de siliconeQuando falamos sobre esse ponto, nos referimos à relação entre a altura do implante e a sua base. São 4 os perfis encontrados no mercado: baixo, moderado, alto e super alto. Entenda melhor sobre eles mais abaixo.

 

1.   Perfil baixo

 

No perfil baixo, a prótese de silicone possui uma base maior (mais larga) e uma altura menor. Dessa forma, as mamas não ficam muito projetadas à frente, nem o colo marcado. O resultado é bem discreto, portanto pouco recomendado para quem deseja seios mais turbinados.

 

2.           Perfil moderado

 

As próteses em perfil moderado têm maior base e menor projeção, embora sejam um pouco mais altas que as de perfil baixo. Seu formato redondo e achatado aumenta as mamas para o lado e não para a frente. Elas são geralmente usadas por mulheres que não desejam dar muita evidência aos seios ou que precisam passar por cirurgias de reconstrução das mamas.

3.           Perfil alto

 

Por outro lado, a prótese de silicone com perfil alto possui uma base menor e maior projeção, deixando os seios bem para a frente e em bastante evidência. Dessa maneira, esse é o perfil ideal para quem deseja aumentar os seios, sobretudo para quem já tem um certo volume natural.

4.           Perfil super alto

 

Esse perfil apresenta uma base mais estreita e uma altura maior, o que possibilita uma alta capacidade de projeção e um colo mais destacado. Por causa disso é um dos perfis mais buscados nos centros cirúrgicos.

 

Em poucas palavras, podemos dizer que os perfis baixo e moderado dão mais volume na região lateral do colo, enquanto o perfil alto e super alto projetam um maior volume para a frente

 

Como escolher o melhor tipo de prótese para o meu caso?

Na hora de escolher o tipo de implante mamário ideal o paciente precisa considerar não apenas o seu desejo. A recomendação e a experiência do cirurgião responsável pelo procedimento têm um grande peso nessa decisão. Normalmente, o especialista avaliará pontos como tamanho do tórax, altura, espessura da pele, volume atual dos seios e, claro, o volume desejado pela paciente.

 

Cada corpo possui características específicas que precisam ser levadas em consideração no momento de escolha da prótese. Jamais se esqueça de que é fundamental seguir as orientações médicas, tanto no período pré-operatório, quanto no pós-operatório. E isso vale não apenas para os implantes mamários, como também para qualquer procedimento realizado ao longo da vida.

 

Quer saber mais sobre procedimentos cirúrgicos? Envie a sua dúvida e veja outros artigos aqui no site!