Mitos e verdades sobre próteses mamárias

Os seios desempenham um papel fundamental para a autoestima feminina. Para muitas mulheres, eles são um importante símbolo de feminilidade, sensualidade e autoconfiança. Um estudo realizado pelo Instituto de Pesquisas Ideafix, há alguns anos, já mostrava uma tendência à valorização no aumento do tamanho dos seios.

 

Na época, os dados já mostravam que, pelo menos, 3 em cada 10 mulheres pensavam em dar mais volume às mamas. Hoje o prognóstico se confirma: a cirurgia para implantação de próteses mamárias é uma das cirurgias plásticas mais realizadas no Brasil.

 

Diante desse cenário, especula-se muito sobre a cirurgia, seus benefícios, riscos e limitações. Mas o que é mito e o que é verdade sobre as próteses mamárias? É o que vamos esclarecer agora.

 

1.Próteses de silicone só podem ser implantadas em pacientes com mais de 18 anos

 

Mito. Não é necessário atingir a maior idade para fazer a cirurgia. O que determina se a paciente está pronta ou não é o fato da mama estar totalmente desenvolvida. O que acontece é que adolescentes com menos de  18 anos precisam de uma autorização dos pais ou do responsável legal para realizar o procedimento.

 

  1. A paciente pode colocar o volume de silicone que quiser, não há limitações

Mito. É ético sempre buscar um equilíbrio estético, ou seja, a escolha da prótese mamária deve ser feita respeitando as proporções do corpo da paciente, como altura, largura do quadril e do tórax. É claro que o desejo do paciente também é respeitado. A escolha da melhor opção também considera o tipo e grau de mudança que a pessoa almeja.

 

  1. Quem tem prótese de silicone terá dificuldades para amamentar

 

Mito. Habitualmente a prótese de silicone é colocada embaixo da mama ou embaixo do músculo peitoral. Como a glândula mamária fica na frente do músculo, toda a estrutura necessária para a amamentação é preservada.

 

  1. A mulher que possui silicone não pode fazer mamografia

 

Mito. A prótese não impede o procedimento e as recomendações são as mesmas indicadas para as mulheres sem silicone.  Entretanto, é preciso avisar ao técnico que fará o exame, para que o equipamento seja posicionado de uma forma que exerça menos pressão sobre o seio. Além disso, a mulher fará a mamografia em quatro incidências e não em duas como de costume.

 

  1. Os seios perdem a sensibilidade por causa da prótese de silicone

 

Mito. Isso pode acontecer temporariamente, mas na maioria absoluta das intervenções cirúrgicas a sensibilidade volta gradualmente e está totalmente restabelecida em até 6 meses.

 

  1. Existe o risco da prótese estourar e vazar

 

Verdade. Entretanto, as próteses atuais são bastante seguras e a possibilidade de qualquer tipo de vazamento é mínima. A chance do implante romper é de cerca de 3 a 5% em um período de 15 anos. Vale destacar que a maioria desses rompimentos acontecem em acidentes, o rompimento espontâneo é raríssimo.

 

  1. Próteses tem prazo de validade

 

Mito. Elas não possuem uma data de validade específica, mas em alguns casos especiais precisam ser trocadas. Geralmente pelo próprio desgaste natural, gestação ou por vontade própria, quando a mulher deseja um novo tamanho para os seios.

 

  1. O corpo pode rejeitar a prótese

 

Verdade. Quando o nosso organismo detecta a presença de um corpo estranho, a tendência é querer expulsá-lo ou absorvê-lo. Então, a rejeição da prótese de silicone pode acontecer, é uma reação normal do organismo. Qualquer pessoa pode ter o problema, mas é muito raro.

 

  1. O pós-operatório é bem simples

 

Verdade. O pós-operatório costuma ser bem simples. Basta cumprir as indicações médicas: repouso, restrição dos movimentos dos braços e sutiã cirúrgico são essenciais. Logo você estará apto a exercer todas as atividades diárias, sem dor e sem complicações.

 

  1. A prótese mamária causa câncer

Mito. Não existe nenhuma  relação entre o câncer de mama e o uso de próteses de silicone.  O risco de desenvolver a doença é igual em mulheres com ou sem prótese mamária.

  1. Seios com silicone não ficam com uma aparência natural

 

Mito. É possível sim alcançar um resultado bem natural com as próteses. Para isso é importante que a paciente opte por um tamanho que seja proporcional à sua estrutura física e por próteses de qualidade. Após a cirurgia o resultado será tão natural que até a consistência dos seios fica semelhante ao original.

 

  1. Próteses exageradas podem causar problemas

 

Verdade. Próteses exageradas podem causar problemas a longo prazo, desde dores nas costas, até problemas mais sérios, como a simastia (descolamento da pele do peito entre os seios). Além disso, deixam uma aparência pouco natural.

 

Mais dúvidas? Converse sempre com o seu médico.

Nos últimos anos, talvez impulsionada pela grande procura, a segurança das próteses só aumentou. O procedimento tornou-se mais confiável e seguro, entretanto ainda existem muitos mitos que o circundam.

 

Com isso, é bastante comum que, desde o processo de decisão de se submeter à cirurgia até o momento propriamente dito do procedimento, dúvidas surjam a todo instante. Por isso é tão importante dialogar sempre com o seu médico, ele é o profissional mais indicado para esclarecer qualquer questionamento.

 

Gostou desse artigo? Salve-o e compartilhe-o com quem precisa!

Para saber mais sobre cirurgia plástica, inscreva-se no meu canal: https://www.youtube.com/drfernandocirurgiaoplastico