10 dicas para o pós-operatório de prótese mamária

Muitas mulheres, quando optam por colocar prótese nas mamas, sempre me questionam sobre quando poderão voltar às suas atividades cotidianas.

A resposta é quase sempre a mesma: muito rápido. Tudo depende do seu grau de comprometimento e obediência em relação aos cuidados com o pós-operatório.

 

Como qualquer outro procedimento cirúrgico, a colocação de prótese nos seios, apesar de simples, exige um tempo para recuperação do paciente. Sendo assim, conhecer e respeitar os cuidados necessários é fundamental para evitar complicações e para um retorno rápido e seguro às tarefas diárias.

 

Confira as 10 dicas que separei para que o seu pós-operatório de prótese mamária seja um sucesso!

 

  1. Mantenha os curativos pelo tempo determinado

 

Após o procedimento de implante de próteses mamárias é preciso manter os curativos nos locais onde foram realizadas as incisões. Não os remova, eles são fundamentais para a cicatrização e para a prevenção de contaminações e infecções.  Os curativos serão removidos pelo seu médico, no momento oportuno. Tenha paciência!

 

  1. Use apenas a medicação prescrita pelo seu médico

 

O pós-cirúrgico pode acarretar dor e desconforto ao paciente, por isso, o médico pode recomendar o uso de medicamentos, como analgésicos e anti-inflamatórios. Se esse for o seu caso, use apenas o que foi prescrito pelo seu médico, respeitando a dosagem e seguindo o cronograma indicado por ele.

 

  1. Mantenha repouso

 

Esse talvez seja o cuidado mais importante no pós-operatório de próteses nas mamas. O repouso dura em média 15 dias, mas pode variar a depender das características do paciente, da técnica usada na cirurgia e da avaliação do cirurgião.

 

Nesse período pode ser preciso ajuda para realizar algumas tarefas relacionadas aos cuidados básicos com a higiene e com as necessidades fisiológicas.

 

  1. Use sutiã pós-cirúrgico

 

O sutiã cirúrgico é fundamental para o período pós-operatório, ele comprime as mamas, modela os seios e ajuda a diminuir o inchaço e a sustentar os tecidos. Ele deve ser usado por, no mínimo, 30 dias seguidos após o procedimento para implantar a prótese nos seios. Alguns médicos recomendam períodos maiores, chegando até a três meses.

 

  1. Não se exponha ao sol

 

Enquanto o local permanecer inchado não se exponha ao sol, mesmo que esteja usando proteção solar. O sol aumenta a produção de melanina, o que pode levar ao escurecimento da pele e das cicatrizes. A exposição pode causar ainda inchaço e sensação de latejamento.

 

Por isso, tomar sol moderadamente só é aconselhável após o período mínimo de 30 dias depois da realização da cirurgia plástica. A área da cicatriz é a que inspira maiores cuidados, só pode ficar diretamente exposta aos raios solares um ano após o procedimento. Em todo caso o uso do protetor solar é indispensável.

 

  1. Cuide da sua alimentação

 

Durante o pós-operatório, opte por uma alimentação mais leve, assim seu corpo gastará menos energia durante a digestão. Consuma alimentos que possam ser aliados no processo de recuperação: muita proteína, frutas e verduras in natura e alimentos ricos em vitamina.

Abuse também da ingestão de muita água e sucos naturais, isso ajudará seu corpo a eliminar o líquido retido (e o inchaço).

 

  1. Restrinja a movimentação dos braços

 

É preciso ter um cuidado especial com os movimentos dos braços, nada de movimentos bruscos ou muito amplos. Contudo, movimentos suaves são muito importantes para evitar dores e a contração da musculatura, além de serem fundamentais para uma recuperação mais rápida.

 

Após a colocação de silicone, por pelo menos 30 dias, os movimentos dos braços devem ser lentos e dentro dos limites recomendados pelo cirurgião.

 

  1. Durma com a barriga para cima

 

Na hora de dormir, deite com a barriga para cima e coloque os braços estendidos ao longo do corpo. Evite deitar de bruços ou de lado por pelo menos 30 dias após o procedimento.

Pode parecer desconfortável, mas a recomendação evita o deslocamento da prótese e até mesmo sangramentos. Para ficar menos incômodo, use travesseiros para deixar as costas um pouco mais altas que o resto do corpo.

 

  1. Evite relações sexuais após a cirurgia

 

Assim como as atividades físicas, as relações sexuais também precisam ser suspensas por um período mínimo de 15 dias. Depois disso ela poderá ser retomada, com algumas restrições e todo o cuidado para que não haja nenhum tipo de manipulação ou pressão nos seios.

Qualquer movimento intenso que cause instabilidade ou que exerça compressão sobre a área deverá ser evitado por 60 dias.

  1. Tenha cuidado ao levantar ou carregar peso.

 

Nos primeiros 15 dias após a cirurgia de mamária você não deve carregar peso, evitando que os pontos sejam rompidos ou que a prótese de silicone se desloque. O ideal é não levantar, nem carregar peso acima dos 5 kg por pelo menos 1 mês.

 

 

Vale sempre reforçar que o pós-operatório é uma etapa fundamental para o sucesso da cirurgia mamária. É um período de algumas restrições e muita cooperação entre o médico e a paciente. Essa fase pode, inclusive, ser considerada como uma complementação de todo o processo.

 

Para uma recuperação sem surpresas, siga à risca todas as indicações e cuidados dados pelo profissional que realizou o procedimento e não tenha medo de procurá-lo caso perceba algum desconforto.

 

Pensando em colocar prótese de silicone? Não esqueça de salvar essas dicas!

 

Para mais informações sobre cirurgias plásticas, cuidados pós-cirúrgicos e dicas, siga-me nas redes sociais